Moradores da Vila Nova do N8 protestam em frente a prefeitura de Petrolina pedindo água
04/12/2024
De acordo com os manifestantes, o problema existe há mais de 15 anos. Protesto dos moradores da Vila Nova do N8, em Petrolina
Emerson Rocha
Moradores da Vila Nova, no Núcleo 8 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (4). Dezenas de homens, mulheres e crianças foram em frente ao prédio da prefeitura para cobrar abastecimento de água na comunidade.
De acordo com os manifestantes, o problema existe há mais de 15 anos. Com faixas e gritos de ordem, o grupo tentava chamar atenção das autoridades municipais.
A agricultora Cristiane Soares tem um filho com necessidades especiais. Ela disse que enfrenta dificuldades para manter a rotina da casa e que, para ter água em casa, precisa gastar com carro-pipa.
Esse é o segundo protesto dos moradores. No mês de outubro, eles protestaram em frente à Codevasf, para pedir abastecimento na comunidade. Desde então, nada foi feito.
A Prefeitura Municipal informa, em nota, "que a Adutora que vai abastecer as comunidades Vila Nova do N8 e Vila Boa Vista, está aguardando somente a conclusão de projeto contratado pela gestão municipal e exigido pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).
Assim que o projeto for concluído, que tem prazo de 90 dias, será encaminhado para a Codevasf. Para minimizar o problema de abastecimento de água durante o período de elaboração e execução do projeto, a caixa d’água das comunidades será abastecida por meio de carros pipa, como acordado com representantes e moradores das localidades".
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE